Notícias de saúde

Mesmo com proibições, adolescentes são expostos à publicidade de tabaco

17 de abril de 2024 (Bibliomed). Um estudo global publicado na revista Journal of Adolescent Health revelou que muitos adolescentes continuam expostos a propagandas de tabaco online, apesar das proibições em diversos países. A pesquisa, que analisou dados de pesquisas globais sobre tabagismo em jovens, abrangeu 15 países de quatro regiões, incluindo América, África, Europa e Pacífico Ocidental.

Os resultados indicaram uma prevalência preocupante de exposição de adolescentes a anúncios de produtos de tabaco online, variando de 18,2% a 34,3%. Além disso, 12,3% a 34,4% dos jovens foram expostos a propagandas que "pareciam divertidas ou legais". Essa exposição foi observada em países com proibições de publicidade e incluiu adolescentes que nunca haviam fumado.

Mesmo em locais com proibições estabelecidas, a presença de propagandas online foi expressiva, destacando a necessidade de uma fiscalização mais eficaz. Surpreendentemente, a exposição a anúncios que "pareciam divertidos ou legais" correlacionou-se positivamente com a prevalência de consumo de cigarros no último mês.

Os pesquisadores ressaltam a importância de reforçar as medidas de fiscalização online para evitar o uso de tabaco por adolescentes em todo o mundo. A questão assume grande relevância, considerando o impacto negativo que a exposição precoce a essas propagandas pode ter no comportamento de consumo desses jovens.

Fonte: Journal of Adolescent Health. DOI: 10.1016/j.jadohealth.2023.07.019.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários