Notícias de saúde

Fumo na infância pode causar danos cardíacos antes dos 25 anos

20 de março de 2025 (Bibliomed). Um estudo inovador revelou que crianças que começam a fumar aos 10 anos de idade ou durante a adolescência e continuam até a vida adulta jovem enfrentam um risco significativamente maior de danos cardíacos precoces.

Pesquisadores das Universidades de Bristol, Exeter e Finlândia Oriental acompanharam 1.931 jovens por 14 anos e identificaram que o tabagismo persistente aumenta em 52% o risco de alterações no coração, como aumento excessivo do órgão, redução na capacidade de relaxamento e aumento da pressão no fluxo sanguíneo até os 24 anos.

Mesmo após ajustar fatores como obesidade, sedentarismo e colesterol elevado, o impacto direto do tabaco sobre o crescimento cardíaco foi de 30%. O estudo é o maior do mundo a documentar os efeitos do tabagismo ativo na estrutura e função cardíaca de jovens saudáveis.

Os pesquisadores também alertam sobre os riscos do vaping e do uso de cigarros eletrônicos, cujos produtos contêm substâncias que podem causar danos aos pulmões e alterar o ritmo cardíaco. "O fumo na adolescência não apenas aumenta o risco de doenças cardíacas na meia-idade, mas também provoca danos precoces e duradouros ao coração", afirma a pesquisadora Emily Bucholz.

O estudo é um alerta para pais e governos. Além de educar jovens sobre os perigos do fumo, especialistas defendem políticas mais rigorosas, como a criação de ambientes livres de tabaco e medidas contra a publicidade de produtos à base de nicotina.

Fonte: Journal of the American College of Cardiology. DOI: 10.1016/j.jacc.2024.09.1229.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários