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Exercícios físicos estimulam o cérebro das crianças

29 de janeiro de 2018 (Bibliomed). A falta de exercício coloca as crianças em risco para problemas encontrados nos adultos, como obesidade e diabetes. Agora também surgiram pesquisas que ligam o exercício ao desenvolvimento cognitivo das crianças e seu aproveitamento na escola. Verificou-se que a atividade física dá ao cérebro jovem necessário estímulos, de acordo com um estudo publicado em Monographs of the Society for Research in Child Development.

As crianças ativas melhoram na classe escolar e em testes porque o exercício parece levar a volumes cerebrais maiores em áreas associadas a funções de memória e pensamento, como comportamento e tomada de decisão. As crianças ativas também parecem ter uma melhor concentração e um maior espaço de atenção - estar em forma ajuda a manter o foco para completar tarefas.

Essas descobertas parecem ser verdadeiras para crianças também com necessidades especiais. A atividade física pode beneficiar crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade ou uma desordem do espectro autista.

As Diretrizes de Atividades Físicas nos Estados Unidos recomendam 60 minutos de exercício para crianças pelo menos cinco dias de cada semana. Com as exigências da escola e dos trabalhos de casa, esse objetivo diário pode ser difícil de conseguir sem a ajuda dos pais.

Fonte: Monographs of the Society for Research in Child Development.

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