Notícias de saúde

Educação física pode ajudar no tratamento de depressão de crianças e adolescentes

25 de maio de 2023 (Bibliomed). Pesquisa realizada na Georgia State University, nos Estados Unidos, indica que aulas de educação física podem ajudar na redução dos sintomas de depressão entre crianças e adolescentes.

A depressão é o segundo transtorno mental mais comum entre crianças e adolescentes e é um forte preditor de futuros transtornos mentais e suicídio. Até 67% dos jovens com sintomas depressivos correm o risco de desenvolver depressão ou ansiedade na idade adulta.

Para o estudo, os pesquisadores reuniram dados de 21 ensaios clínicos anteriores nos quais crianças e adolescentes participaram de programas de atividade física. Ao todo, foram analisados dados referentes a mais de 2.400 crianças.

Os ensaios tinham como objetivo estudar algo diferente da saúde mental - por exemplo, obesidade, sucesso educacional ou TDAH (transtorno de déficit de atenção/hiperatividade) - mas todos incluíam ferramentas que avaliavam os sintomas de depressão dos participantes.

Os pesquisadores descobriram que o maior benefício ocorreu em participantes com mais de 13 anos. O estudo também revelou um maior benefício do exercício entre crianças que já haviam sido diagnosticadas com depressão ou outra doença mental.

Segundo os autores, existem várias razões pelas quais a atividade física pode ajudar a aliviar a depressão. O exercício libera hormônios cerebrais chamados endorfinas que promovem uma sensação de bem-estar e melhoram o humor geral, libera pode fazer uma criança se sentir melhor, tornando seus corpos mais saudáveis e promovendo um sono de alta qualidade, além de aumentar o poder do cérebro.

Fonte: JAMA Pediatrics. DOI: 10.1001/jamapediatrics.2022.5090.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários