Notícias de saúde

Por que pessoas com autismo não olham nos olhos das outras pessoas?

11 de julho de 2017 (Bibliomed). Pessoas com autismo raramente olham as pessoas nos olhos. Agora, uma nova pesquisa realizado no Centro de Biomédica do Hospital Geral de Massachusetts sugere por que isso ocorre. O estudo foi publicado recentemente na revista Scientific Reports.

Embora o fato de evitar o contato com os olhos muitas vezes seja considerado um sinal de indiferença social ou pessoal, muitas pessoas com autismo dizem que o contato com os olhos causa desconforto ou estresse. Os resultados da pesquisa mostram que esse comportamento é uma maneira de diminuir uma excitação excessiva desagradável, decorrente da maior ativação em uma parte específica do cérebro. Assim, a aparente falta de interesse interpessoal entre as pessoas com autismo não se deve a uma falta de interesse.

A pesquisa segue o problema para parte do cérebro que desencadeia a atração natural dos bebês para os rostos e ajuda as pessoas a perceber emoções. É chamado de sistema subcortical, e é ativado pelo contato visual.

Para saber mais, os autores do estudo monitoraram a atividade do cérebro, enquanto as pessoas com e sem autismo olharam as imagens dos rostos, livremente ou quando restringido a ver apenas a área dos olhos. Ambos os grupos apresentaram níveis semelhantes de atividade cerebral ao visualizar imagens de todo o rosto.

Mas quando os participantes com autismo tiveram a visão de apenas a área dos olhos, seu sistema cerebral subcortical estava mais ativado, mostraram os resultados. Isto foi especialmente verdadeiro quando viram rostos temerosos, mas também com pessoas felizes, irritadas e neutras.

Assim, o fato de se forçar as crianças com autismo a olhar para os olhos de alguém em terapia comportamental pode criar muita ansiedade para elas, segundo um comunicado do Hospital.

Fonte: Massachusetts General Hospital, news release, June 15, 2017

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários