Notícias de saúde

Depressão é comum em mães de crianças com autismo

01 de novembro de 2022 (Bibliomed). Enquanto metade das mães de crianças com autismo sofre de sintomas de depressão, um novo estudo da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, descobriu que isso não aumenta o risco de problemas comportamentais para seus filhos.

Para avaliar os sintomas depressivos, os pesquisadores usaram uma medida chamada Inventário de Sintomas Depressivos, que as próprias mães preencheram. As mães também relataram os comportamentos das crianças usando a Escala de Comportamento Desafiador da Criança. A equipe trabalhou com 86 pares mãe-filho, metade dos quais incluía crianças com autismo e metade com crianças neurotípicas. Cerca de 75% das crianças incluídas no estudo tinham idade escolar primária ou menos, embora algumas tivessem até 16 anos.

Os resultados mostraram que os sintomas depressivos maternos não previam mais problemas de comportamento das crianças ao longo do tempo. Ainda assim, as taxas de depressão materna eram altas: enquanto 50% das mães de crianças com autismo apresentavam níveis elevados de sintomas depressivos durante um período de 18 meses, esse número estava entre 6% e 13% para mães cujos filhos não tinham autismo.

Para os pesquisadores, esses resultados indicam a necessidade de olhar para a saúde mental de mães de crianças com autismo, e oferecer mais tratamentos para elas.

Fonte: Family Process. DOI: 10.1111/famp.12810.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários