Notícias de saúde

Novo medicamento para o tratamento de distúrbios do álcool

01 de dezembro de 2016 (Bibliomed). Um medicamento experimental - um antagonista da vasopressina chamado ABT-436 – mostra-se promissor no tratamento de transtorno do uso de álcool e tabaco, de acordo com um estudo publicado na revista Neuropsychopharmacology.

Pesquisadores do U.S. National Institutes of Health's National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism (NIAAA), avaliaram a droga em um ensaio clínico de 12 semanas, que incluiu 144 adultos com transtorno de uso de álcool. Os homens no estudo ingeriam pelo menos 35 doses de bebidas por semana e as mulheres ingeriam pelo menos 28 doses de bebidas por semana. Os participantes foram selecionados aleatoriamente para receber ou ABT-436 ou placebo. Os pesquisadores descobriram que aqueles que usaram a droga permaneceram mais dias sem beber do que aqueles que tomaram o placebo

Os participantes com altos níveis de estresse pareceram ter uma resposta mais forte ao ABT-436, observando-se uma queda na frequência de seu consumo de álcool e o número de dias de consumo pesado. No entanto, o declínio geral nos dias de consumo pesado não foi estatisticamente significativa entre os grupos placebo e do ABT-436.

As descobertas sugerem que estudos futuros sobre o ABT-436 devem se concentrar em populações de pessoas com transtorno de uso de álcool e que também relatam altos níveis de estresse.

Fonte: Neuropsychopharmacology 23 September 2016; DOI:10.1038/npp.2016.214

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários