Notícias de saúde

Infecção materna pelo Zika no terceiro trimestre da gravidez parece não originar defeitos congênitos no feto

03 de agosto de 2016 (Bibliomed). O perigo de defeitos congênitos relacionados com vírus Zika pode ser limitado a infecções maternas que ocorrem durante os dois primeiros trimestres da gravidez, de acordo com um estudo liderado pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), publicado no The New England Journal of Medicine.

Pesquisadores da Colômbia e dos EUA estudaram 11.944 gestações ocorrendo em 2015 entre as mulheres na Colômbia, um país que é endêmico para o mosquito que transmite o vírus Zika.

O estudo não detectou nenhum caso de anormalidade infantil entre as mulheres que contraíram Zika durante os últimos três meses de gravidez, segundo os pesquisadores. Eles enfatizaram que, no momento da publicação do estudo, 10% das 1.850 mulheres infectadas no final da gravidez ainda não tinham dado à luz; portanto, os dados permanecem incompletos e preliminares.

Ainda assim, os dados sobre os outros 90% das mulheres sugerem que a infecção materna com o vírus Zika durante o terceiro trimestre da gravidez não está ligada a anomalias estruturais no feto.

Fonte: The New England Journal of Medicine. June 15, 2016DOI: 10.1056/NEJMoa1604037

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários