Notícias de saúde

Novo método estatístico pode indicar aumento de número de casos de autismo?

09 de dezembro de 2015 (Bibliomed). Cerca de uma em cada 45 crianças tem o transtorno do espectro do autismo, de acordo com um novo levantamento nacional americano realizado pelos Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Este aparente aumento é provavelmente devido a uma mudança de perguntas que os pais responderam sobre seu filhos, disseram os autores de um novo estudo publicado em 13 de novembro de 2015 pelo National Health Statistics Reports.

 No estudo, mais de 11.000 famílias foram convidadas a responder a pesquisa em 2014. Os pais participantes tinham em casa uma criança entre as idades de três e 17 anos. Os pais foram questionados se um profissional de saúde já lhes havia dito que seu filho tinha autismo, transtorno de Asperger, desordem do desenvolvimento manifesta, ou transtorno do espectro do autismo. Um pouco mais de 2% dos pais respondeu que sim, o que indicaria uma em 45 crianças, disseram os pesquisadores.

Pesquisas anteriores perguntaram a um número semelhante de pais se um médico ou profissional de saúde havia dito que seu filho tinha todas as condições de uma longa lista, incluindo transtorno do espectro do autismo. Algumas das outras condições que constavam da lista incluíam a síndrome de Down, paralisia cerebral, diabetes, artrite e doenças cardíacas. Cerca de 1,25% dos pais disseram que seu filho tinha desordem do espectro autismo nas pesquisas anteriores. Isso daria cerca de uma em 80 crianças, disse o CDC.

Segundo o CDC, na verdade, o número total de indivíduos nas três categorias abrangidas - deficiência mental, transtornos do espectro do autismo e deficiência de desenvolvimento - não mudou. O que realmente mudou foi a distribuição entre os grupos. O número variou de acordo com novas perguntas formuladas aos pais, que não existiam no questionário anterior.

Fonte: National Health Statistics Reports, volume 87, 13 de novembro de 2015

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários