Notícias de saúde

Bebidas alcoólicas combinadas com energéticos aumentam o risco de lesões cerebrais entre adolescentes

29 de outubro de 2015 (Bibliomed). O consumo de álcool misturado com bebidas energéticas aumenta as chances de lesão cerebral traumática entre os adolescentes, de acordo com um estudo publicado na revista PLOS ONE.

Pesquisadores do Hospital St. Michael em Toronto, e colegas analisaram dados do Centre for Addiction and Mental Health's 2013 Ontario Student Drug Use and Health Survey  que analisou  10.272 jovens do sétimo ao 12º ano de escolaridade (com idades entre 11 a 20 anos) para determinar a prevalência de lesão cerebral traumática na adolescência, e suas associações com bebidas energéticas, álcool e bebidas energéticas misturadas com álcool.

Os pesquisadores descobriram que 22,4% de todos os estudantes relataram uma história de traumatismo crânio encefálico (TCE), com lesões esportivas representando a maioria das lesões no ano anterior (45,5%). No entanto, com base em regressão logística, em relação aos adolescentes que nunca sofreram um TCE, as chances de ocorrência  de uma recente lesão cerebral traumática foram maiores para aqueles que consomem álcool, bebidas energéticas e bebidas energéticas misturadas com álcool, quando comparadas com os abstêmios. As razões de chance para esses comportamentos foram maiores para os alunos que sofreram um TCE recente do que para aqueles que sofreram um TCE antigo.

Assim, o estudo concluiu que o consumo de álcool, bebidas energéticas e álcool misturado com bebidas energéticas aumenta ainda mais as chances de lesão cerebral traumática entre os adolescentes.

Fonte: PLOS One DOI: 10.1371/journal.pone.0135860

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários