Notícias de saúde

Células Imunológicas Ajudam a "Transportar" o HIV, diz Estudo

NOVA YORK (Reuters Health) - Pesquisadores descobriram que as células B, encarregadas de produzir anticorpos que combatem infecções, carregam o vírus da Aids (HIV) vivo em sua superfície e o transportam por todo o corpo.

Além das células T, que são o alvo do HIV para infecção, outras células do corpo servem como reservatório para o vírus. Até agora, no entanto, cientistas não haviam estudado o papel das células B como possíveis reservatórios do HIV, de acordo com Susan Moir, dos Institutos Nacionais de Saúde em Bethesda, Maryland, e associados.

Os pesquisadores afirmam que as células imunológicas B isoladas do sangue e dos linfonodos abrigam quantidades significativas de HIV vivo, embora não haja evidência de que o vírus se reproduziu dentro das células.

Na verdade, o vírus permaneceu ligado à superfície da célula B.

Por outro lado, o HIV entra nas células imunológicas T, onde utiliza o arsenal da célula para produzir cópias de si mesmo para liberar fora das células T, de acordo com o estudo publicado na edição de setembro do Journal of Experimental Medicine.

Moir e sua equipe destacam que o HIV parecia se aderir à superfície da célula B em moléculas CD21, normalmente usadas como locais de ligação por moléculas complementares do corpo que combatem a infecção.

Quando se desliga da superfície, o vírus é capaz de se replicar sozinho.

Os pesquisadores explicam que uma pesquisa recente demonstrou que o HIV ligado às células B através de complexos imunológicos como estes é muito mais infeccioso para as células T do que vírus livres na corrente sanguínea.

As células B devem apresentar uma oportunidade ainda maior do que outros transportadores de HIV de transmitir o vírus a células T, pois elas podem circular através do sangue e migrar para tecidos onde as células T se encontram.

Além disso, Moir e sua equipe sugerem que, com a constante produção de CD21 em infecções com HIV mal controladas, as células B podem se tornar altamente ativas e mais propensas a disseminar a infecção a outras partes do corpo.

"Portanto, nossas descobertas fornecem novos esclarecimentos sobre o papel potencial das células B como um único...reservatório para o HIV", concluem os cientistas.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários