Notícias de saúde

Terapia Precoce de HIV Pode Reconstruir Sistema Imunológico

10 de Janeiro de 2001 (Bibliomed). Iniciar a terapia combinada de drogas lpgp após a infecção pelo HIV pode ser a melhor maneira de ajudar o sistema imunológico a se recuperar, sugeriram conclusões de um estudo.

A terapia combinada, que inclui os inibidores de protease, pode reduzir o HIV a níveis indetectáveis, mas os benefícios geralmente têm um custo. Alguns estudos indicam que as drogas, além de causar efeitos colaterais, a curto prazo podem aumentar o risco de doença cardiovascular e, a longo prazo, de diabete.

Segundo a equipe chefiada por Gilbert R. Kaufmann, do Centro Nacional para Epidemiologia do HIV e Pesquisa Clínica, em Sydney (Austrália), há algumas evidências que a terapia combinada precoce pode evitar alguns dos danos irreversíveis causados pelo HIV ao sistema de defesa. Em função dos inconvenientes da terapia combinada, são necessárias provas mais convincentes dos benefícios do tratamento precoce, observaram os autores na revista Aids.

A equipe comparou os benefícios ao sistema imunológico da terapia combinada em 28 homens com infecção aguda por HIV (infectados nos seis meses anteriores) e 30 homens com infecção crônica. Nenhum dos participantes tomou qualquer medicamento contra o HIV antes de se inscrever no estudo. Os pesquisadores monitoraram as células T (células que combatem a doença e são destruídas pela infecção do HIV) dos pacientes por pelo menos um ano.

Nos dois grupos, o tratamento reduziu o HIV a níveis indetectáveis, informaram os pesquisadores.

Os níveis de células T aumentaram significativamente mais em pacientes recentemente infectados, principalmente durante os três primeiros meses de terapia. Os participantes com infecção recente tenderam a ter menos células T que os pacientes com infecção crônica no início do estudo, mas, depois do tratamento, 93 por cento tinham uma contagem normal de células T comparados a 37 por cento dos indivíduos com infecção crônica.

Ao contrário dos pacientes com infecção recente, os crônicos tinham níveis extremamente baixos da chamada célula T imatura, um sinal de que o sistema imune não estava completamente recuperado, indicou o trabalho.

"A terapia precoce pode permitir uma reconstituição muito melhor do sistema imunológico", disse Kaufmann à Reuters Health. "Mas ainda não sabemos se a terapia deve ser iniciada nas primeiras semanas de infecção ou por quanto tempo pode ser atrasada", avaliou o pesquisador.

"Esse assunto crucial deve ser objeto de novos estudos", disse o pesquisador.

A pesquisa recebeu financiamento de vários fabricantes de medicamentos, como a Merck, Agouron, Glaxo-Wellcome e Bristol-Meyers-Squibb.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários