Notícias de saúde

HIV modificado é arma contra a Aids

31 de Dezembro de 2002 (Bibliomed). Pesquisadores norte-americanos têm obtido sucesso na prevenção da infecção de células saudáveis pelo HIV usando o próprio vírus da Aids. A equipe de David Baltimore, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena, conseguiu impedir que o HIV entrasse nas células do sistema imunológico humano ao expô-las a uma forma modificada do vírus, capaz de ingressar nas células, mas sem infectá-las.

Essa forma modificada do HIV continha informações genéticas que, uma vez dentro das células saudáveis, impediu que uma proteína necessária ao vírus fosse gerada. Em experiências de laboratório com células do sistema imunológico humano, a equipe reduziu a produção da proteína de entrada do HIV à 1/10. Quando foram expostas ao HIV, o número de células imunológicas que normalmente seria infectado pelo vírus caiu a 1/3 ou até 1/7.

Apesar de promissora, a técnica ainda é experimental e não estará disponível para uso em humanos em um futuro próximo. Muitos especialistas continuam preocupados com seu uso, porque, teoricamente, quando o HIV modificado introduz novas informações genéticas nas células de sistema imunológico saudável pode causar mutações potencialmente prejudiciais. Baltimore explicou que uma pequena porcentagem das pessoas não apresenta a substância que o HIV usa para entrar nas células de defesa, a chamada CCR5. Esses indivíduos parecem perfeitamente saudáveis e são completamente resistentes à infecção pelo HIV. Sendo assim, retirar o CCR5 de todas as células do sistema de defesa não causaria muitos danos e, teoricamente, a técnica poderia evitar que as pessoas fossem infectadas pelo HIV.

Para Baltimore, mesmo com os problemas potenciais, alguns pacientes poderiam optar pelo tratamento. “Os infectados pelo HIV podem estar dispostos a correr o risco”, disse. O pesquisador lembrou, no entanto, que o HIV pode também provocar mutações em si mesmo para usar outra substância para ingressar nas células, afetando a eficácia dessa técnica. Os resultados do trabalho foram apresentados na edição on line da revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários