Notícias de saúde

Cientistas Descobrem Ligação Entre HIV e Células B

Por Amy Norton

NOVA YORK (Reuters) - Graças a novas informações sobre a natureza insidiosa da infecção com HIV, cientistas descobriram que o vírus utiliza um grupo de células do sistema imunológico para atacar outro.

Esta é a primeira vez que guardiões do sistema imunológico conhecidos como células B foram relacionados ao processo de ajuda do HIV a invadir o organismo.

O HIV parece ""ligar-se" às células B, pegando carona em uma corrida para seu último destino: as células T que o vírus destrói em sua progressão à Aids. Os pesquisadores afirmam que a descoberta de que o HIV atua diretamente nas células B ajuda a explicar porque pessoas com o HIV ficam doentes com facilidade quando expostas a bactérias e outros vírus.

Susan Moir e sua equipe, do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, em Bethesda, Maryland, revelaram suas descobertas na edição de 4 de setembro de Journal of Experimental Medicine.

O HIV leva vantagem na relação próxima entre as células B e as células T, usando as células B como uma plataforma para atacar as células T. Moir explicou que, quando as células do HIV se agarram às células B, elas conseguem "estabilizar-se".

O HIV que se encontra livre no organismo corre o risco de ser destruído pelas células T, no entanto, como passageiro nas células B, o vírus tem uma defesa que permite que ele ataque as células T com mais facilidade.

Pesquisadores sabem que pessoas infectadas com HIV apresentam células B "disfuncionais", mas acreditavam que isso era apenas uma consequência do HIV.

Em seu estudo, Moir e sua equipe analisaram tecido e amostras de sangue de pessoas HIV positivo. Quando isolaram as células B dos pacientes, os pesquisadores descobriram que o material viral havia se ligado às superfícies celulares.

De acordo com Moir, outros estudos laboratoriais demonstraram que este HIV ligado às células B conseguiam "atacar" e infectar células T próximas.

O que tudo isso significa não é claro ainda. Moir disse que pode ser possível prevenir a interação entre o HIV, as células B e as células T para tratar a disfunção das células B ou o próprio HIV.

"Mas, não sabemos quais implicações podem ocorrer. Você pode paralisar o sistema imunológico", afirmou Moir.

Segundo a pesquisadora, qualquer estratégia de tratamento que possa surgir desse estudo vai levar muito tempo para se concretizar.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários