Notícias de saúde

Poluição do ar pode aumentar a ansiedade

20 de maio de 2015 (Bibliomed). A poluição do ar pode levar a problemas não só na saúde física, mas também na mental, e no bem-estar, de acordo com dois novos estudos publicados na revista BMJ.

No primeiro estudo, os investigadores confirmaram uma ligação já longamente estudada estudado entre a poluição do ar e a saúde cardiovascular. Na análise de 103 estudos anteriores, abrangendo 28 países, em geral, houve uma "clara associação" entre a poluição do ar e risco das pessoas a curto prazo de serem vítimas ou virem a morrer de um acidente vascular cerebral.

No segundo estudo, os pesquisadores usaram dados de um estudo de saúde de longa duração de 71.271 mulheres americanas com idade entre 57 a 85. Foram feitas algumas perguntas padrão a elas sobre os sintomas de ansiedade - que buscou saber se elas tinham certas fobias ou tendiam a serem pessoas “preocupadas” em geral . De um modo geral, 15 por cento delas mostraram "altos" sintomas de ansiedade. Os pesquisadores, então, estimaram a exposição das mulheres à poluição do ar com base no local aonde elas viviam.

O estudo descobriu, de uma maneira geral, que o risco das mulheres a apresentar sintomas de ansiedade aumentou juntamente com a sua exposição à poluição de partículas finas. Essas partículas são liberadas no ar quando os combustíveis fósseis são queimados; componentes da exaustão dos carros e fontes industriais são grandes contribuintes para o surgimento destas partículas.

Fonte: BMJ 2015;350:h1295; BMJ 2015;350:h1111

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários