Notícias de saúde

Cigarro pode aumentar a mortalidade entre portadores do cancer de colon

10 de fevereiro de 2015 (Bibliomed).Um novo estudo indica que fumar pode aumentar o risco de morte mais precocemente para as pessoas que sobreviveram ao câncer de cólon.

Pesquisadores da American Cancer Society analisaram mais de 2.500 sobreviventes do câncer de cólon nos Estados Unidos. Um pouco menos de 1.100 morreram durante uma média de 7,5 anos de seguimento, e destes, cerca de 450 morreram devido ao próprio câncer de cólon.

Em comparação com os não fumantes, os sobreviventes do câncer que fumavam tinham uma probabilidade mais do que duas vezes maior de morrer por qualquer causa ou pelo câncer de cólon durante o período de acompanhamento, segundo o estudo. Os resultados foram publicados on-line pela revista Journal of Clinical Oncology de 02 de fevereiro de 2015.

Os resultados somam-se a outras evidências de que o tabagismo está associado com maior risco de morte prematura entre os sobreviventes de câncer de cólon, disseram os pesquisadores. No entanto, a associação encontrada pelo estudo não prova uma relação de causa e efeito.

Fonte: American Cancer Society, news release, Feb. 2, 2015.

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários