Notícias de saúde

Presença de animais de estimação na infância podem diminuir as chances de desenvolver de diabetes

3 de outubro de 2014 (Bibliomed). A exposição microbiana durante o início da vida pode ter um papel no desenvolvimento de diabetes mellitus tipo 1. Assim, um recente estudo investigou se o contato com animais e outros riscos microbianos durante a infância estão associados com o desenvolvimento da diabetes tipo 1. Tratou-se de um estudo do tipo coorte de crianças com suscetibilidade de antígenos para diabetes tipo 1. As seguintes exposições durante o primeiro ano de vida foram avaliadas: cães e gatos, animais de fazenda, agricultura, visitas a um estábulo, creche, e a exposição a antibióticos durante a primeira semana de vida.

As crianças expostas a um cão apresentaram reduzidas chances de desenvolver diabetes tipo 1 pré-clínico e diabetes tipo 1 clínico. Todas as outras exposições microbianas estudadas não foram associadas com diabetes.

Entre as 9 exposições microbianas estudadas, apenas a exposição a um cão durante o primeiro ano de vida foi inversamente associado com o desenvolvimento de diabetes tipo 1. Esta constatação tem de ser confirmada em outras populações.

A pesquisa foi publicada na revista JAMA Pediatrics.

Fonte: JAMA Pediatr 2014; 168 (8): 755-763.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários