Notícias de saúde

Dias de sol podem estar ligados a aumento de suicídios

22 de setembro de 2014 (Bibliomed). Uma série de estudos têm encontrado um padrão sazonal para as taxas de suicídio em vários países, incluindo os Estados Unidos, mas este é um padrão contraditório. Mesmo que os dias escuros do inverno possam aumentar a depressão em algumas pessoas, as taxas de suicídio apresentam um pico na primavera.

Em um estudo realizado na Universidade de Viena e que avaliou mais de 69.000 suicídios, abrangendo 40 anos, pesquisadores austríacos encontraram duas correlações distintas entre dias ensolarados e as taxas de suicídio. Em curto prazo, os dias ensolarados foram relacionados com um aumento nos suicídios, mas depois de duas semanas de sol, o número de suicídios caiu.

Na pesquisa, foram avaliados os registros de 69.462 suicídios confirmados na Áustria entre 1970 e 2010, e usaram dados de estações meteorológicas para calcular o número médio de horas de sol por dia durante o período de 40 anos.

Dois padrões surgiram segundo os autores: no prazo mais curto - 10 dias ou menos - mais sol foi ligado a uma maior taxa de suicídio. Mas depois de um pouco mais de tempo - 14 dias a dois meses – os dias ensolarados se correlacionaram com a taxa de suicídio inferior.

Além disso, a equipe de pesquisadores descobriu que, quando analisados ​​os dados, o aumento de curto prazo no risco de suicídio ocorreu principalmente entre as mulheres, enquanto que a diminuição de longo prazo foi, em grande parte entre os homens.

As descobertas foram publicadas on-line na revista JAMA Psychiatry.

Fonte: JAMA Psychiatry, online Sept. 10, 2014.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários