Notícias de saúde

Fácil acesso a armas em casa contribui para o suicídio de jovens

28 de setembro de 2022 (Bibliomed). As taxas de suicídio nos Estados Unidos da América entre crianças aumentaram na última década, assim como entre os adultos. Para crianças de 5 a 17 anos, os suicídios aumentaram cerca de 50%, de 1.129 crianças em 2011 para 1.679 em 2020. No período de 2011 e 2020, 14.763 crianças de 5 a 17 anos morreram por suicídio nos EUA – uma taxa de aproximadamente quatro mortes por dia. Mais de 40% desses suicídios envolveram uma arma de fogo. A grande maioria das armas envolvidas em suicídios de jovens vem da casa da própria vítima ou de um parente.

Esta taxa excepcionalmente alta de suicídios com armas de fogo por jovens dos EUA está diretamente ligada ao fácil acesso que muitos jovens têm às armas dentro e fora de casa. Os dados indicam um salto na taxa de suicídio de 2,1 mortes por 100.000 crianças nos Estados Unidos para 3,1 por 100.000. Metade desse aumento – 0,5 mortes por 100.000 crianças – foi devido ao suicídio por armas de fogo.

Embora os suicídios afetem todos os grupos raciais e étnicos na América, a taxa de suicídio é mais alta entre as comunidades nativas, enquanto os aumentos recentes atingiram desproporcionalmente os habitantes das ilhas asiáticas/do Pacífico e as comunidades negras.

Estudos demostram que o risco de morte por suicídio é mais de quatro vezes maior em domicílios com armas de fogo. Consistente com esse risco elevado em famílias com armas, estudos que comparam as taxas de suicídio em diferentes cidades e nos 50 estados mostram que em lugares onde há mais armas, há mais mortes por suicídio em geral devido a mais suicídios por armas de fogo.

Atualmente, aproximadamente 40% dos lares americanos com crianças contêm armas de fogo. Isso significa que cerca de 30 milhões de crianças menores de 18 anos vivem atualmente em uma casa com pelo menos uma arma de fogo, das quais cerca de 5 milhões vivem em casas onde pelo menos uma arma de fogo está carregada e desbloqueada.

Um estudo de simulação recente estimou que aproximadamente 100 suicídios por ano entre jovens de 5 a 19 anos poderiam ser evitados se a proporção de armas de fogo desbloqueadas em domicílios com crianças diminuísse de 50%, como é aproximadamente o caso hoje, para 40%. A pesquisa também sugere que quando os médicos fornecem aconselhamento aos pais que enfatiza a importância de tornar as armas inacessíveis para seus filhos, um número substancial de pais melhora o armazenamento bloqueando armas previamente descarregadas, especialmente quando o aconselhamento é complementado com dispositivos gratuitos de armazenamento de armas de fogo.

Para jovens com risco particularmente alto de suicídio que são atendidos no departamento de emergência por uma crise de saúde mental ou comportamental, o treinamento de médicos para aconselhar os pais a reduzir o acesso a armas de fogo pode resultar em um aumento substancial na proporção de pais orientados sobre o risco das armas de fogo, e, criticamente, na proporção de pais que trancam armas previamente descarregadas após voltarem para casa.

Fonte: The Conversation. August, 2022.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários