Notícias de saúde
15 de dezembro de 2022 (Bibliomed). Depois de cair por dois anos seguidos, as taxas de suicídio nos Estados Unidos apresentaram alta em 2022. É o que indicam dados preliminares dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA.
Segundo o CDC, o número de suicídios aumentou para 47.646 em 2021, acima dos 45.979 em 2020. Como resultado, a taxa de suicídio nos EUA também aumentou para 14 suicídios para cada 100.000 pessoas, acima dos 13,5 por 100.000 em 2020. No entanto, os números de 2021 permanecem inferiores ao pico estabelecido em 2018.
As pessoas que pensam em suicídio ou sofrem uma crise de saúde mental ou abuso de substâncias agora podem ligar para o 988 para aconselhamento imediato, assim como o 911 agora é usado para relatar uma emergência física. Também colocando a saúde mental no centro das atenções, a Força-Tarefa de Serviços Preventivos dos EUA recomendou na semana passada que a triagem de ansiedade fizesse parte das consultas médicas.
De acordo com os pesquisadores do CDC, a pandemia de Covid-19 pode ter desempenhado um papel nesse aumento de suicídios por alguns motivos, que variam de aumento nos relatos de problemas mentais, dificuldades financeiras e perda de entes queridos para a doença.
Homens jovens de 15 a 24 anos foram os mais atingidos, com um aumento de 8% em sua taxa de suicídio. Os aumentos também ocorreram entre os homens de 25 a 44 e 65 a 75 anos. No geral, o aumento no número de suicídios foi de 4% para homens e 2% para mulheres, enquanto a taxa de suicídio aumentou 3% para homens e 2% para mulheres. Os homens geralmente têm taxas de suicídio mais altas do que as mulheres porque têm acesso a meios letais.
O Instituto Nacional de Saúde Mental dos EUA diz que os sinais de alerta de suicídio incluem:
- Falar sobre querer morrer, sentir grande culpa ou vergonha, ou acreditar que é um fardo para os que estão ao seu redor.
- Planejando ou pesquisando maneiras de morrer.
- Afastamento de amigos, despedindo-se, doando itens importantes e pessoais, ou fazendo um testamento.
- Assumir riscos perigosos.
- Exibindo mudanças extremas de humor.
- Mudanças nos padrões de alimentação ou sono.
- Aumento do uso de drogas ou álcool.
Fonte: U.S. Centers for Disease Control and Prevention. CDC's National Center for Health Statistics.
Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.
Veja também