Notícias de saúde

Baixa vitamina D materna associada a cáries na infância

10 de julho de 2014 (Bibliomed). Os níveis inadequados de vitamina D maternos (avaliada pelo nível de 25-hidroxivitamina D [25OHD]) durante a gravidez pode afetar a calcificação dos dentes, predispondo a hipoplasia do esmalte e cárie precoce da infância (ECC).

Um recente estudo publicado na revista médica Pediatrics tentou determinar a relação entre as concentrações de 25OHD pré-natais com a cárie dentária entre os filhos durante o primeiro ano de vida. Tratou-se de um estudo prospectivo, que recrutou mulheres grávidas de uma área urbana economicamente desfavorecida. Um questionário pré-natal foi concluído e amostras de soro foram obtidas para análise de 25OHD. Os exames odontológicos foram concluídos com 1 ano de idade.

No geral, 207 mulheres foram matriculadas na pesquisa. O nível médio de 25OHD foi de 48 ± 24 nmol / L, e 33% tinham níveis deficientes. Hipoplasia do esmalte foi identificada em 22% dos recém-nascidos; 23% tinham ECC, e 36% tinham ECC quando as lesões de mancha branca foram incluídas na avaliação. Mães de crianças com cárie precoce na infância tiveram níveis de 25OHD significativamente mais baixos do que aquelas cujas crianças estavam livres de cárie.

Este estudo verificou que os níveis de 25OHD pré-natal maternos podem ter uma influência sobre a dentição decídua e o desenvolvimento da cárie precoce da infância.

Fonte: PEDIATRICS Vol. 133 No. 5 May 1, 2014; pp. e1277 -e1284.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários