Notícias de saúde

Vitamina D está ligada a problemas de coluna lombar

21 de maio de 2020 (Bibliomed). Um novo estudo buscou investigar a relação entre a concentração sérica de vitamina D e a degeneração do disco lombar (DDL) em mulheres na pós-menopausa e os fatores epidemiológicos que afetam a dor lombar baixa (DLB).

Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade Tongji, na China, examinaram a relação entre a concentração sérica de vitamina D e o DDL em 232 mulheres na pós-menopausa.

Os pesquisadores descobriram que as taxas indicando deficiência grave de vitamina D (<10 ng/mL) e status normal (>30 ng/mL) foram de 12,9% e 12,5%, respectivamente. Comparado com outros grupos, o grupo gravemente deficiente teve escores visuais mais altos na escala analógica visual para dor lombar e escores T inferiores na densidade mineral óssea.

Houve uma associação significativa entre menor concentração de vitamina D (<10 ng/mL) e DDL mais grave na região lombossacra, mas menos na região lombar superior. A concentração de vitamina D foi inversamente associada à gravidade da degeneração do disco.

Tabagismo, deficiência de vitamina D, falta de suplementação de vitamina D, alto índice de massa corporal e baixo escore T de densidade mineral óssea foram associados a uma maior incidência de dor moderada a intensa em mulheres na pós-menopausa em uma análise ajustada.

Assim, a pesquisa concluiu que a deficiência de vitamina D está associada à degeneração do disco lombar e dor lombar baixa em mulheres na pós-menopausa.

Fonte: Menopause. DOI: 10.1097/GME.0000000000001499.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários