Notícias de saúde

Ex-fumantes são mais felizes do que as pessoas que fumam?

28 de abril de 2014 (Bibliomed). Até que ponto parar de fumar torna as pessoas mais felizes? Um estudo recente publicado na edição online da revista Addiction investigou a associação entre o tabagismo e felicidade em adultos chineses, em Hong Kong. Foi feita uma pesquisa telefônica entre 2009 e 2012, com uma amostra aleatória de 4.553 adultos chineses (54% do sexo masculino, com idade média de 58,3 anos). A felicidade foi medida por meio da Escala Subjetiva de Felicidade (SHS) e pelo item de Felicidade Global (GHI).

Os tabagistas foram categorizados como fumantes (7,7%%), ex-fumantes (6,5%, 93% pararam por> 6 meses) e pessoas que nunca fumaram (Não fumantes - 85,8%).

Nos resultados encontrados, em comparação com os fumantes atuais, os ex-fumantes gozavam de maior felicidade de acordo com ambas as escalas, SHS e GHI. Entre os fumantes, o número de cigarros fumados não foi associado à felicidade, mas a falta de qualquer tentativa de parar foi associado significativamente com maior felicidade, em comparação com os fumantes que tentaram parar, mas não conseguiram.

Ainda, os fumantes que não pretenderam parar nos próximos 6 meses tiveram maior chance de felicidade (GHI) do que aqueles que desejavam parar de fumar dentro de 6 meses. 

A pesquisa concluiu que ex-fumantes são mais felizes do que os fumantes e pessoas que nunca fumaram. Outras associações causais ainda não foram estabelecidas.

Fonte: Addiction. 2014.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários