Notícias de saúde

Bons motivos para abandonar o cigarro

29 de agosto de 2014 (Bibliomed). Deixar de fumar em qualquer ponto da vida provê benefícios imediatos e benefícios a longo prazo significativos para a saúde. Quanto mais cedo a pessoa para de fumar, maior o benefício. Além disso, a cessação também beneficia os indivíduos expostos ao fumo passivo, diretamente responsável por algumas doenças também.

No ranking da Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A estimativa é de que um terço da população mundial adulta fume, cerca de 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina no mundo. Até 2030 o tabaco será responsável pela morte de 8 milhões de pessoas. As estatísticas revelam ainda que os fumantes comparados aos não fumantes apresentam um risco 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão; 5 vezes maior de sofrer infarto; 5 vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar e 2 vezes maior de sofrer derrame cerebral.

Grande parte das pessoas que fumam desejam parar de fumar, mas não conseguem. Embora a maioria dos fumantes já tenha enfrentado algum problema físico em função do cigarro, dar um basta neste hábito não é uma das tarefas mais fáceis. Isso demonstra que as manifestações da dependência da nicotina são muito semelhantes às de outras drogas, com a diferença de não produzir manifestações psíquicas com o seu uso. Ainda que fumar não torne a pessoa mais agressiva ou eufórica, o seu padrão de consumo é típico de uma droga que produz dependência.

No dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de agosto) relembramos estudos e pesquisas recentes publicados sobre o tema:


Fonte: Boa Saúde e Organização Mundial de Saúde (OMS).

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários