Notícias de saúde

Gestantes com sobrepeso e obesidade: qual é o efeito sobre o crescimento fetal?

11 de abril de 2014 (Bibliomed). Uma análise recente avaliou o ganho de peso gestacional inadequado e o crescimento fetal entre as mulheres com sobrepeso e obesidade (S / O). A pesquisa foi publicada na revista especializada American Journal of Obstetrics & Gynecology.

Não houve diferença significativa na idade, raça, tabagismo, paridade, ou idade gestacional entre os grupos. A perda de peso ou ganho de ≤ 5 kg foi associado com o nascimentos de crianças pequenas para idade gestacional, 18/188 (9,6%) vs 51/1053 (4,9%). Os recém-nascidos de mulheres que perderam ou ganharam ≤ 5 kg tiveram menor peso ao nascer, menor massa magrae menor comprimento e perímetro cefálico (PC).

Ajustando para o estado diabético, IMC pré-gestacional, tabagismo, paridade, local de estudo, idade gestacional e sexo; recém-nascidos de mulheres que ganharam ≤ 5 kg tiveram significativamente menor peso ao nascer, comprimento, massa magra, massa gorda e perímetro cefálico. Não houve diferenças significativas nos resultados neonatais entre aqueles que perderam peso e aqueles que ganharam < 5 kg. O / S podem apresentar perda de peso ou ganho de < 5 kg na gestação, o que é associado com aumento do risco de bebês pequenos para idade gestacional, diminuição da massa gorda neonatal e massa magra.

O estudo concluiu que o ganho de peso gestacional insuficiente em gestantes com sobrepeso e obesidade está associado a um risco aumentado de PIG e diminuição da massa magra e gordura neonatal.

Fonte: American Journal of Obstetrics & Gynecology, 2014.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários