Notícias de saúde

Anemia gestacional pode afetar o parto?

18 de março de 2022 (Bibliomed). A anemia é a deficiência nutricional mais difundida entre mulheres grávidas no mundo. Apesar de numerosos estudos sobre anemia, as evidências são limitadas sobre a associação da gravidade da anemia com a saúde materna e fetal.

Estudo teve como o objetivo investigar a associação entre gravidade da anemia durante a gravidez e risco de desfechos adversos maternos e fetais.

Foi realizado um estudo com 18.948.443 mulheres grávidas. Observou-se que a gravidade da anemia durante a gravidez foi associada ao aumento do risco de descolamento prematuro da placenta, parto prematuro, hemorragia pós-parto grave e malformação fetal. Para mortalidade materna, choque e internação em unidade de terapia intensiva e restrição de crescimento fetal e natimorto, foram observados riscos aumentados entre as gestantes com anemia moderada ou grave e riscos reduzidos entre aquelas com anemia leve.

Portanto, neste estudo de coorte, embora a anemia grave durante a gravidez tenha sido associada à morbidade relacionada à placenta, a anemia leve foi associada à diminuição da mortalidade materna e fetal.

Fonte: JAMA Network Open. 2022;5(2):e2147046.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários