Notícias de saúde

Idosos podem receber transplante de células tronco hematopoiéticas

08 de janeiro de 2014 (Bibliomed). Avanços tecnológicos em transplante melhoraram muito as taxas de sucesso deste procedimento, sendo que hoje estas são equivalentes às observadas em pacientes mais jovens. Contudo, mesmo com estes avanços, oncologistas ainda são resistentes a submeter pacientes idosos a transplantes.

Pesquisadores do Johns Hopkins Kimmel Center analisaram dados de 273 pacientes que foram submetidos ao transplante de medula óssea sem tratamento mieloablativo anterior, mas com altas doses de ciclofosfamida após o transplante.

Esses pacientes tinham doenças hematológicas malignas, sendo que 56% apresentavam linfoma, 35% leucemia aguda ou síndrome mielodisplásica (35%), e 9% outras doenças. Quinze por cento dos pacientes foram submetidos a transplante autólogo de medula óssea.

Os pesquisadores encontraram resultados similares entre pacientes com 50, 60 e 70 anos, o que, para os pesquisadores, revela que a idade não é uma barreira para submeter pacientes a transplante de células tronco hematopoiéticas. Além disso, probabilidade da taxa de sobrevida foi similar n os três grupos.

O estudo foi apresentado no 2013 ASH Annual Meeting ( American Society of Hematology), que ocorreu de  7 a 10 de dezembro, no Estados Unidos

Fonte: 2013 ASH Annual Meeting (American Society of Hematology), 7 a 10 de dezembro, Estados Unidos

Saiba mais sobre doação de órgãos em Boa Saúde
Países com consentimento presumido têm as maiores taxas de doação de rim após a morte. Leia em Bibliomed

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários