Notícias de saúde

Técnica dispensa uso de imunossupressores após transplante de rim

18 de julho de 2022 (Bibliomed). Pesquisadores descobriram uma maneira segura de submeter crianças a transplante de rins sem a necessidade de usar drogas imunossupressoras, um avenço que eles esperam expandir para muitos mais pacientes de transplante de rim nos próximos anos.

Realizado na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, o estudo acompanhou três crianças que foram tratadas com a nova abordagem, que consiste em induzir no organismo uma "tolerância imunológica" aos órgãos recebidos em doação, de modo que a pessoa não precise fazer uso de imunossupressores ao longo da vida.

Os pesquisadores usaram células-tronco dos doadores nas crianças que seriam submetidas ao transplante de rim. As células-tronco foram processadas, sendo o realizado o transplante de células específicas chamadas células T alfa-beta. De cinco a dez meses após iniciarem o tratamento com as células-tronco, as crianças foram submetidas ao transplante renal.

As três crianças envolvidas no estudo receberam um rim de seu pai ou mãe, e vivem com rins em pleno funcionamento pelo tempo de acompanhamento (atualmente entre 22 e 34 meses), sem precisarem fazer uso de drogas imunossupressoras.

No entanto, os pesquisadores ressaltam que as três crianças envolvidas no estudo têm uma doença genética rara chamada displasia imuno-óssea de Schimke (SIOD). Juntamente com a doença renal, a SIOD causa baixa estatura, deficiências do sistema imunológico e outros problemas. Eles acreditam que as deficiências imunológicas observadas no SIOD podem realmente ser uma das razões pelas quais a abordagem do transplante funcionou tão bem para essas crianças. Agora, os autores pretendem testar a técnica em crianças que precisem de transplante, mas não tenham doenças genéticas relacionadas, para ver os resultados. Eles esperam expandir o protocolo a outras crianças e adultos que precisem passar por um transplante renal.

Fonte: The New England Journal of Medicine. DOI: 10.1056/NEJMoa2117028.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários