Notícias de saúde

A bissexualidade é ou não uma orientação sexual?

08 de novembro de 2013 (Bibliomed). Estudo realizado na Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, revelou que 15% da população não vê a bissexualidade como uma orientação sexual real.

De acordo com os pesquisadores, homens e mulheres bissexuais enfrentam preconceito, estigma e discriminação, tanto por parte dos heterossexuais quanto dos homossexuais, o que pode causar sentimentos de isolamento e marginalização.

Tais sentimentos negativos podem resultar em maior consumo de álcool e drogas, além de depressão e comportamento sexual de risco, o que, por sua vez, aumenta as chances de infecção pelo vírus HIV.

Além disso, os pesquisadores ressaltam que essa população, especialmente a masculina, tende a não realizar os testes para a detecção do HIV, e, dessa forma, caso infectado, não receber tratamento.

A estimativa dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDCs) é de que existam 1,2 milhões de homens bissexuais nos Estados Unidos, dos quais 121.800 são HIV positivos. A taxa de infecção é similar à dos homens heterossexuais ou usuários de drogas injetáveis. As mulheres bissexuais analisadas tendiam a manter um comportamento sexual de menor risco quando comparadas aos homens.

Sobre a legitimidade da bissexualidade, homens que se declaravam heterossexuais eram três vezes mais propensos a não considerarem essa como uma orientação sexual legítima. Além disso, os homens bissexuais foram mais estigmatizados do que as mulheres bissexuais.

Fonte: CBS News, 06 de novembro de 2013


Veja como a orientação sexual afeta a sobrevida de pacientes com câncer em Boa Saúde
Evidências científicas que mostram que a bissexualidade é real. Saiba mais em Bibliomed

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários