Notícias de saúde

Cientistas testam aparelho para reduzir enjoo causado pela quimioterapia

23 de março de 2009 (Bibliomed). Uma técnica da medicina chinesa baseada na acupuntura pode ajudar a reduzir a náusea causada pelo tratamento com quimioterapia, segundo pesquisadores da Universidade de Liverpool, na Inglaterra. Os especialistas anunciaram o início de testes para avaliar se a acupressão (tradução do inglês acupressure) pode ser um tratamento alternativo para esses enjoos, que atingem cerca de 75% dos pacientes tratados com quimioterapia.

A acupressão segue os mesmos princípios da acupuntura – tradicional forma da medicina chinesa que utiliza pequenas agulhas em pontos específicos na pele –, mas substitui a agulha por pressão com os dedos, cotovelos, ou com algum acessório.

O estudo britânico com mais de 700 pacientes, em nove centros de câncer do serviço nacional de saúde, irá medir os custos e eficácia clínica de pulseiras de acupressão em reduzir e controlar a náusea relacionada à quimioterapia. Serão incluídos pacientes diagnosticados com diferentes tipos de câncer e que foram submetidos à quimioterapia.

“Os pacientes classificam a náusea e o vômito entre os mais estressantes efeitos colaterais da quimioterapia”, explicou a pesquisadora Mari Lloyd-Williams,.líder do estudo. “Em alguns casos, sintomas mal controlados podem levar os pacientes a optar por interromper um tratamento potencialmente curativo. Esses sintomas podem contribuir para a perda da vida social, impedir que as pessoas trabalhem, e levar à ansiedade e à depressão”, completou.

De acordo com os especialistas, se os testes forem bem sucedidos, o aparelho poderá ser utilizado para controlar esse problema sem a necessidade do uso de medicamentos, melhorando a qualidade de vida dos pacientes em tratamento par o câncer.

Fonte: Universidade de Liverpool. 19 de março de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários