Notícias de saúde

Dieta pobre em ácidos graxos pode prejudicar saúde de crianças

17 de setembro de 2013 (Bibliomed). Estudo realizado no Nationwide Children's Hospital, nos Estados Unidos, descobriu que a quantidade de ácidos graxos consumida pelas crianças menores de cinco anos é inadequada, o que pode resultar em vários problemas para a saúde futura dessas.

Os ácidos graxos poliinsaturados são essenciais para a saúde humana, desempenhando um papel fundamental na função celular, inflamação, desenvolvimento do olho e no funcionamento neural. No entanto, a ingestão dietética de ácidos graxos poliinsaturados ideal para crianças é incerto.

Os pesquisadores explicam que o consumo de ácidos graxos durante o aleitamento materno é alto, pois o nutriente está presente no leite. Contudo, quando se inicia a alimentação sólida e a amamentação é deixada de lado, esses índices caem significativamente.

Os peixes são excelentes fontes de ácidos graxos, mas, geralmente, não são integrados na dieta infantil. Os resultados do estudo mostraram que apenas 54% das crianças haviam consumido peixes pelo menos uma vez no mês anterior.

Para os pesquisadores, uma dieta adequada é fundamental para o bom desenvolvimento físico e mental da criança, e que os peixes podem ajudar nesse processo. Alimentos frescos, verduras de cor verde-escuro, como espinafre, couve e rúcula, além de semente de linhaça, também são ricos em ácidos graxos poliinsaturados.

O estudo foi publico na revista especilizada  Maternal and Child Nutrition.

Fonte: Nationwide Children's Hospital, 13 de setembro de 2013

Conheça alimentos que beneficiam o cérebro em Boa Saúde

Saiba mais sobre a importância do /ômega-3 no leite materno em Bibliomed

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários