Publicidade

Notícias de saúde

Conheça os alimentos que beneficiam o cérebro


23 de março de 2012 (Bibliomed). Uma dieta balanceada traz diversos benefícios para o organismo, e certas substâncias proporcionam mais saúde a partes específicas do corpo. Comidas que sejam ricas em antioxidantes e ômega 3 ajudam a manter o cérebro saudável e o bom funcionamento da memória. Veja abaixo alguns desses alimentos:

Nozes: elas são ricas em antioxidantes, e estudos mostram que essas substâncias podem combater os danos causados aos neurônios pelos radicais livres. Estudos feitos com ratos de laboratório mostram também que as nozes podem reverter sinais de envelhecimento cerebral e melhorar a coordenação motora, a memória e o aprendizado em camundongos com Alzheimer.

Cenoura: uma substância encontrada na cenoura, a luteolina, pode reduzir déficits de memória relacionados à idade e inflamação no cérebro. Outros alimentos ricos em luteolina são o azeite, pimenta e aipo.

Morangos e amoras: além de serem ricas em antioxidantes, estudos mostram que essas frutas (e também outras semelhantes, como o mirtilo) ajudam no aprendizado e habilidades de memória.

Peixe: o ômega 3 (muito presente em peixes) pode reduzir o declínio cognitivo em pessoas com Mal de Alzheimer, assim como o declínio típico que acompanha o envelhecimento.

Café e chá: pesquisas mostram que o café pode prevenir o Alzheimer e até mesmo diminuir a velocidade do seu progresso. E pesquisas indicam que o chá pode melhorar a função cognitiva.

Espinafre: rico em vitamina C e E, o espinafre protege o tecido cerebral e aumenta a liberação de dopamina no cérebro. Além disso o vegetal proporciona melhoras nas habilidades cognitivas.

 

Fonte: My Health News Daily, 3 de janeiro de 2011

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: