Notícias de saúde

Substâncias da cerveja podem fazer bem à saúde

09 de julho de 2013 (Bibliomed). Segundo estudo da Universidade Harokopio, em Atenas, na Grécia, substâncias presentes na cerveja podem melhorar a função arterial, tornando os vasos sanguíneos mais flexíveis e fazendo com que o sangue flua melhor para o coração.

O estudo envolveu 17 jovens saudáveis, não-fumantes, com idade média de 28 anos e índice de massa corporal (IMC) considerado normal. Esses consumiram, em três ocasiões distintas, com, pelo menos, uma semana de intervalo diferentes bebidas alcoólicas.

Em uma das ocasiões, os voluntários ingeriram dois terços de um copo de cerveja; na segunda, a mesma quantidade de cerveja sem álcool; e na terceira a mesma quantidade de uma bebida prepara à base de vodca com a mesma quantidade de álcool presente na cerveja.

Os pesquisadores analisaram a rigidez aórtica, a velocidade da onda de pulso, as reflexões de ondas de pressão, a pressão aórtica e branquial e a função endotelial.

Os resultados mostraram que a rigidez aórtica foi significativamente e similarmente reduzida em todas as três intervenções. Entretanto, a função endotelial foi significativamente melhorada apenas após a ingestão de cerveja.

O estudo constatou que, apesar de reflexões de ondas terem sido significativamente reduzidas em todas as três intervenções, a redução foi maior após o consumo de cerveja comum em comparação com a cerveja sem álcool.

Os resultados, publicados na revista Nutrition, sugerem que tanto o álcool quanto os antioxidantes da cerveja podem ser benéficos para a função cardíaca.

Fonte: UPI, 07 de julho de 2013

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários