Notícias de saúde

Sorvete probiótico faz bem à saúde

28 de março de 2013 (Bibliomed). Nada melhor que sorvete para aliviar o calor, mas nem sempre essa é uma opção saudável, pois o produto, dependendo do tipo, pode ser rico em açúcares e gorduras. Uma opção mais saudável foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

O sorvete é feito com leite fermentado, apresentando em sua composição a presença de microrganismos probióticos. Os probióticos são microrganismos vivos, como bactérias ou leveduras, que exercem funções benéficas no organismo de seus hospedeiros quando ingeridos em quantidade adequada.

Alimentos probióticos devem ser muito bem refrigerados para manter suas propriedades. No sorvete isso não é um problema, já que ele fica congelado. Armazenado na temperatura adequada, o produto pode ser consumido em até um ano.

Entre os benefícios dos probióticos estão o equilíbrio microbiano intestinal, a prevenção de alguns distúrbios típicos como a diarreia, estimulação do estime imunológico, redução do colesterol e da intolerância à lactose, prevenção de cáries e doenças de pele, maior produção e absorção de vitaminas do complexo B e aminoácidos, aumento da produção de ferro e cálcio, além de aumentar o valor nutritivo e terapêutico dos alimentos.

Fonte: Diário da Saúde, 27 de março de 2013

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários