Notícias de saúde

Probióticos podem ajudar a reduzir sintomas de Covid-19

21 de março de 2024 (Bibliomed). Os probióticos podem ajudar as pessoas a evitar os piores efeitos da Covid-19, é oq ue indica um estudo da Duke University, nos Estados Unidos. Os probióticos são projetados para estimular as bactérias e leveduras benéficas que vivem dentro do corpo, principalmente no trato gastrointestinal.

O estudo envolveu 182 pacientes que não foram vacinados e que foram expostos a alguém com Covid-19, mas que ainda não haviam desenvolvido nenhum sintoma. Metade foi designada aleatoriamente para tomar um probiótico de Lacticaseibacillus rhamnosus GG, uma bactéria encontrada naturalmente no sistema digestivo das pessoas. O restante tomou placebo.

Os participantes que tomaram o probiótico tiveram 60% menos probabilidade de desenvolver sintomas de Covid-19 do que aqueles que receberam placebo – 26% versus 43%. Eles também tenderam a evitar a infecção por Covid-19 por mais tempo, mas a diferença na taxa de diagnóstico de Covid – 9% no grupo probiótico versus 15% no grupo placebo – não foi estatisticamente significativa devido ao pequeno tamanho do estudo.

Os pesquisadores explicam que os probióticos são conhecidos por estimular o sistema imunológico, diminuir os produtos químicos corporais associados à inflamação e aumentar a barreira protetora do pulmão contra infecções. Para eles, os probióticos odem ser particularmente úteis em países de baixa renda onde a vacinação não está tão disponível, ou naqueles nos quais houve menor adesão à vacinação.

Fonte: Clinical Nutrition. DOI: 10.1016/j.clnu.2023.11.043.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários