Notícias de saúde

Até onde vão os benefícios dos probióticos?

10 de outubro de 2011 (Bibliomed). Os probióticos são organismos vivos que podem ser beneficiais para os seres que os hospedam. É muito comum que os probióticos sejam adicionados a alimentos infantis, mas até onde vão as vantagens do consumo desse tipo de produto?

De acordo com uma pesquisa recentemente publicada, não existem provas concretas de que a presença de probióticos em alimentos cause mudanças positivas na saúde das crianças. Esses organismos parecem não causar mal e serem seguros, mas tampouco parecem ajudar no controle de condições estomacais e doenças semelhantes em crianças.

“Devido ao nível de evidência, eu posso dizer categoricamente que eu não recomendaria que pais se esforçassem para dar probióticos para crianças”, afirma o Dr. Frank Greer, pesquisador do American Academy of Pediatrics (AAP), que estudou o tema. “Mesmo que eles comam o iogurte com cinco tipos diferentes de probióticos, assim que eles pararem de tomar o iogurte (a população de bactérias nos seus corpos volta ao normal)”, completa.

Mais pesquisas são necessárias para determinar o quão eficaz os probióticos realmente são. De acordo com o estudo desenvolvido pela AAP, “a atual falta de evidência de eficácia não significa que pesquisas clínicas futuras não irão estabelecer benefícios de saúde significativos dos probióticos”.

Fonte: Live Science 6 de Outubro de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários