Notícias de saúde

Distúrbios psiquiátricos podem ter genes em comum

01 de março de 2013 (Bibliomed). Distúrbios mentais diferentes podem ter questões genéticas em comum. O autismo, o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, a depressão, o transtorno bipolar e a esquizofrenia podem ter alguns dos mesmos fatores genéticos de risco.

Em um novo estudo, pesquisadores encontraram quatro marcadores genéticos que desempenham um papel em todas as doenças citadas acima. Eles viram também que esses marcadores eram mais comuns em pessoas que tinham uma das condições do que em pessoas saudáveis.

Dois dos marcadores descobertos estão presentes em genes que podem estar envolvidos no equilíbrio do nível de cálcio nas células do cérebro. O nutriente desempenha diversas funções importantes como, por exemplo, a comunicação entre os neurônios. Um dos marcadores está ligado ao distúrbio bipolar e à depressão e o outro está associado à esquizofrenia.

Os cinco distúrbios são doenças diferentes, mas elas dividem sintomas. Pessoas com esquizofrenia, depressão ou que são bipolares podem sofrer com problemas de humor e preocupação exagerada, e crianças hiperativas ou com déficit de atenção podem demonstrar sinais de autismo e de outros problemas de desenvolvimento.

Como os distúrbios têm características semelhantes pode ser difícil classificá-los. Os resultados encontrados podem ajudar pesquisadores a classificarem essas condições psiquiátricas de forma mais exata, envolvendo esses fatores genéticos.

A pesquisa foi publicada no periódico The Lancet.

 Fonte: Live Science, 27 de fevereiro de 2013

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários