Notícias de saúde

Várias doenças mentais compartilham semelhanças genéticas

10 de junho de 2022 (Bibliomed). Muitas pessoas que recebem um diagnóstico de uma doença mental podem descobrir que têm condições psiquiátricas adicionais, e novas pesquisas genéticas oferecem uma explicação do motivo.

Segundo pesquisadores da Universidade do Colorado em Boulder, nos Estados Unidos, várias doenças mentais compartilham semelhanças genéticas, o que ajuda a explicar o porquê de várias condições serem comuns entre pessoas com transtornos psiquiátricos.

Os autores usaram material genético doado por centenas de milhares de pessoas para grandes conjuntos de dados e conduziram uma análise genética de 11 principais doenças mentais: esquizofrenia, transtorno bipolar, transtorno depressivo maior, transtorno de ansiedade, anorexia nervosa, transtorno obsessivo-compulsivo, síndrome de Tourette, pós -Transtorno de estresse traumático, uso problemático de álcool, transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e autismo.

Não há nenhum gene ou conjunto de genes associados a todos os 11 distúrbios, mas os pesquisadores descobriram que vários subconjuntos têm semelhanças genéticas. Esses subconjuntos incluem transtorno bipolar e esquizofrenia, anorexia nervosa e transtorno obsessivo-compulsivo e depressão e ansiedade maiores. Por exemplo, 70% do sinal genético associado à esquizofrenia também está associado ao transtorno bipolar. Mas sob as atuais diretrizes de diagnóstico, as pessoas normalmente não são diagnosticadas com ambos os distúrbios.

Os pesquisadores também descobriram uma forte genética compartilhada entre anorexia nervosa e transtorno obsessivo-compulsivo, e que pessoas geneticamente predispostas a um tipo de corpo menor ou baixo índice de massa corporal também tendem a ter uma predisposição genética para esses distúrbios.

No total, os pesquisadores identificaram 152 variantes genéticas compartilhadas em vários distúrbios de saúde mental, incluindo variantes já conhecidas por afetar certos tipos de células cerebrais.

Fonte: Nature Genetics. DOI: 10.1038/s41588-022-01057-4.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários