Notícias de saúde

Ômega 3 pode ajudar no tratamento de transtorno bipolar

30 de maio de 2011 (Bibliomed). Pesquisadores norte-americanos sugerem que uma dieta rica em ácidos graxos ômega 3 pode ajudar no tratamento e prevenção do distúrbio bipolar e também do alcoolismo. Realizada na Indiana University School of Medicine, a pesquisa utilizou ratos que apresentavam sintomas bipolares característicos, como depressão e, quando submetidos ao estresse, desenvolveram manias.

Alexandre Niculescu, autor da pesquisa, diz que o ácido gordo DHA, um dos principais compostos ativos nos óleos de peixe, foi administrado aos animais, que tiveram seu comportamento normalizado. "Os ratos que receberam DHA normalizaram seu comportamento, eles não estão deprimidos e quando submetido ao estresse, eles não desenvolveram manias", completa o especialista.

"Quando nós olhamos em seus cérebros, através de estudos de expressão gênica global, ficamos surpresos ao ver que os genes que são alvos conhecidos de medicações psiquiátricas, foram modulados e normalizados pelo DHA", diz Niculescu. Foi observado também uma redução do desejo pelo álcool, comum em pacientes bipolares, o que sugere que o ômega 3 pode ser usado em tratamento de alcoolismo.

Niculescu explica que as descobertas são importantes, já que mostram que algumas substâncias, como os ácidos graxos, podem atuar no cérebro de forma semelhante às drogas psiquiátricas. O estudo foi publicado no Journal Translational Psychiatry.

Fonte: UPI, 26 de maio de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários