Folhetos de saúde

Endometriose

© Equipe Editorial Bibliomed

1. O que é endometriose?

A endometriose é uma doença que ocorre em mulheres que ainda estão ovulando, isto é, no período fértil e é ocasionada pela implantação de células do endométrio (tecido que reveste o útero em seu interior) em outros locais fora do habitual.

2. Quais os problemas ocasionados pela endometriose?

A endometriose tem como principais conseqüências a dor e a infertilidade.

3. Quais os sintomas da endometriose?

Os sintomas mais comumente relatados são:

  1. Cólicas menstruais;
  2. Dor durante a relação sexual;
  3. Menstruações irregulares;
  4. Dor na pelve;
  5. Dor para urinar;
  6. Dificuldade ou impossibilidade de engravidar.

4. Em que faixa etária é mais comum a endometriose?

A endometriose ocorre nas mulheres que estão menstruando, mas é menos freqüente no início do período fértil, ou seja, quando a mulher começa a menstruar, e no período pré-menopausa, ou seja, no final do período reprodutivo.

5. Como é feito o diagnóstico de endometriose?

O diagnóstico de endometriose é feito pela visualização direta ou pela biópsia das lesões, feita através da videolaparoscopia. Ela deverá ser pesquisada em todas as mulheres que apresentem sintomas sugestivos e que menstruam.

6. Como é feito o tratamento da endometriose?

O tratamento varia caso a caso. Podem ser utilizados tanto o método cirúrgico, com a tentativa de remoção das áreas acometidas, como o uso de medicamentoso, no caso, hormônios, que visam diminuir a estimulação das células endometriais e, portanto, a progressão da doença. Pode também ser feita a associação dos dois tratamentos.

7. Endometriose tem cura?

Qualquer que tenha sido o tratamento empregado para tentar curar a endometriose, esta poderá ocorrer novamente com o passar do tempo. Embora essa doença possa regredir espontaneamente, sua tendência é ser progressiva.

8. Existe alguma maneira de se prevenir a endometriose?

O uso de anticoncepcionais orais, desde que feito por longos períodos, está relacionado a uma diminuição do risco de desenvolver endometriose.
Lembre-se: somente seu médico poderá orientar o diagnóstico e a condução de seu caso específico.

Fonte:

REZENDE, C. A. L. Endometriose in: CAMARGOS, A .F.; MELO, V.H. Ginecologia Ambulatorial, Editora: Coopmed, Belo Horizonte, 2001.