Notícias de saúde

Endometriose pode aumentar o risco de AVC

22 de agosto de 2022 (Bibliomed). Estima-se que a endometriose (crescimento anormal de tecido semelhante ao endométrio fora do útero) afete aproximadamente 10% das mulheres em idade reprodutiva nos EUA. Pesquisas anteriores descobriram que mulheres com endometriose correm maior risco de doenças cardiovasculares, como infarto do miocárdio, hipertensão arterial e elevação das taxas de colesterol.

Um grande estudo prospectivo descobriu que mulheres com endometriose podem ter um risco maior de acidente vascular cerebral (AVC) em comparação com mulheres sem a condição inflamatória crônica, de acordo com uma nova pesquisa publicada na revista Stroke.

Neste estudo, pesquisadores da Universidade do Arizona em Tucson, e seus colegas, examinaram a associação entre endometriose e o desenvolvimento de acidente vascular cerebral isquêmico ou acidente vascular cerebral hemorrágico entre as mulheres inscritas no Nurses' Health Study II. A análise envolveu 112.056 mulheres que eram enfermeiras com idades entre 25 e 42 anos de 14 estados dos EUA no início do estudo em 1989. O estudo atual terminou em 2017.

Um exame de laparoscopia foi usado para fazer o diagnóstico de endometriose. A endometriose foi relatada em 5.244 mulheres e a maioria das participantes (93%), incluindo aquelas diagnosticadas com endometriose, eram mulheres de raça branca.

Os pesquisadores analisaram os dados coletados a cada dois anos para muitos possíveis fatores de confusão ou fatores de risco, incluindo ingestão de álcool, índice de massa corporal atual, padrão do ciclo menstrual na adolescência, uso atual de anticoncepcional oral e exposição hormonal na pós-menopausa, histórico de tabagismo, dieta, atividade física, uso de aspirina, raça /etnia e renda. Além disso, os pesquisadores investigaram se a ligação entre endometriose e risco de acidente vascular cerebral poderia ser explicada por outros fatores mediadores, como hipertensão arterial, elevação da taxa de colesterol, histerectomia, ooforectomia e terapia hormonal pós-menopausa. Durante os 28 anos de acompanhamento, incluindo confirmações de registros médicos, os pesquisadores documentaram 893 acidentes vasculares cerebrais (AVCs).

Nos resultados, as mulheres com endometriose (5.244) tiveram um risco 34% maior de acidente vascular cerebral, em comparação com aquelas sem a doença (106.812).
A maior proporção do risco de acidente vascular cerebral associado à endometriose estava ligada à histerectomia e/ou ooforectomia (39%) e terapia hormonal pós-menopausa (16%).

Essas descobertas sugerem que mulheres com histórico de endometriose podem estar em maior risco de acidente vascular cerebral. Não foram observadas diferenças significativas na relação entre endometriose e acidente vascular cerebral em vários fatores - como idade, histórico de infertilidade, índice de massa corporal ou status da menopausa.

Segundo os autores, esses resultados não indicam que as mulheres que têm endometriose terão um AVC. Em vez disso, esses achados significam apenas uma associação de risco relativo moderado. O risco absoluto geral de acidente vascular cerebral em mulheres é baixo.

Fonte: Stroke. DOI: 10.1161/STROKEAHA.122.039250.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários