Folhetos de saúde

Insônia infantil e as rotinas da casa

© Equipe Editorial Bibliomed

A insônia é uma queixa comum entre adultos. Como é a insônia em crianças?

Autoridades no assunto garantem que, nos últimos dez anos, as reclamações de pais sobre o sono das crianças aumentaram muito. Hoje em dia, os problemas relacionados ao sono são as queixas mais comuns em clínicas de psicologia infantil, tomando o lugar de reclamações sobre rendimento escolar e alimentação, que eram as campeãs de antigamente.

O que faz com que esse problema pareça estar se agravando?

As mudanças nos hábitos das famílias, com falta de rotinas regulares, contribuem para o aparecimento de queixas relacionadas à insônia em crianças. O fato de a mãe trabalhar o dia todo fora de casa é sem duvida um dos mais importantes. Assim, nos raros momentos em que estão em casa, os pais não conseguem impor adequadamente limites e rotinas às crianças.

Crianças filhas de pais separados estão mais propensas a sofrer com insônia?

Sim. Quando os pais são separados e o filho tem dois ou mais cotidianos diferentes, dificultando, dificulta-se o estabelecimento de uma rotina. Deixar o filho o dia todo com a babá ou os avós também faz com que ele crie outras referências diárias e tenha problemas para seguir rotinas.

Pais que mimam muito seus filhos podem contribuir para esse problema?

O sentimento de culpa faz com que pais ausentes queiram compensar sua falta e tenham dificuldade para estabelecer normas na educação do filho. Criança deve ter horário para ir para cama. Sem negociação. Hoje isso é, entretanto, cada vez menos freqüente. Além disso, compromissos sociais dos pais fazem com que as crianças fiquem acordadas até tarde, esperando por seu retorno.

Se a rotina é importante, quer dizer que quanto mais atividades agendadas, melhor?

Uma agenda cheia de atividades em excesso, como aulas de informática, inglês e prática de esportes pode gerar estresse e problemas emocionais. Elas podem se sentir frustradas por não corresponder aos resultados que supõe que esperam delas.

Se o problema são as rotinas, problemas físicos não existem?

Não. Mas estes problemas físicos são a minoria. Extintas as causas orgânicas, como problemas respiratórios, a maioria dos distúrbios está ligada a hábitos inadequados. Rotinas noturnas com horários estabelecidos (tomar banho, jantar, ler um livro) criam uma referência para a criança e ajudam o sono a chegar.

Quando buscar ajuda?

Se uma criança tem dificuldades para dormir a despeito do estabelecimento de rotinas e hábitos saudáveis, é hora de procurar um médico. Lembre-se que somente um profissional habilitado está autorizado a diagnosticar e tratar qualquer problema de saúde.

Fonte: Bibliomed (www.bibliomed.com.br)