Notícias de saúde

Adoção de rotinas diárias pode melhorar o sono dos idosos, diz estudo

06 de abril de 2010 (Bibliomed). Manter rotinas diárias regulares para os idosos pode amenizar a insônia e melhorar a qualidade do sono dos mais velhos, segundo estudo da Universidade de Haifa, em Israel. De acordo com os autores, realizar atividades básicas - incluindo tomar banho, se vestir e comer - no mesmo horário todos os dias pode reduzir os problemas de sono entre os idosos.

“Prevíamos que haveria uma relação entre os padrões de atividades de rotina e a qualidade do sono, na medida em que, teoricamente, os padrões de sono e outras atividades da vida diária são relacionados e potencialmente sincronizados”, explicou a pesquisadora Ana Zisberg. “Entretanto, dado a visão amplamente aceita de que a luz é o principal sincronizador do ciclo sono-vigília, ficamos surpresos de nossos resultados serem tão robustos”, acrescentou.

Avaliando 96 pessoas com idades entre 58 e 89 anos que viviam em comunidades de aposentados cujos apartamentos eram equipados como uma unidade independente, os pesquisadores descobriram que aqueles que seguiam rotinas diárias levavam menos tempo para cair no sono, tinham maior eficiência do sono (enquanto está na cama, maior tempo de sono do que acordado) e melhor qualidade de sono.

Em artigo publicado na edição de abril da revista Sleep, os autores destacam que mudanças no relógio biológico são parte natural do envelhecimento, e, provavelmente, são as culpadas pela redução na qualidade do sono de pessoas mais velhas. No entanto, “desenvolver rotinas diárias pode contrariar essa situação”.

Fonte: Sleep. Abril de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários