Folhetos de saúde

Reabilitação vocacional e espondilite anquilosante

© Equipe Editorial Bibliomed

O que é espondilite anquilosante?

A Espondilite Anquilosante é um tipo de inflamação que afeta os tecidos conjuntivos, caracterizando-se pela inflamação das articulações da coluna e grandes articulações, como os quadris, ombros e outras regiões. Embora não haja cura para a doença, o tratamento precoce e adequado consegue tratar os sintomas e impedir a progressão da doença.

O que é reabilitação vocacional?

Reabilitação vocacional é o termo que se emprega para caracterizar um conjunto de esforços voltados para devolver a um indivíduo uma atividade de trabalho em decorrência da perda de uma ou mais habilidades. Assim, pessoas com limitações podem aprender novas atividades e recuperarem sua produtividade.

Qual a importância de programas de reabilitação vocacional para pacientes com espondilite anquilosante?

Programas de reabilitação vocacional podem facilitar a manutenção do emprego ou a volta ao trabalho de pacientes espondilite anquilosante. Assim, apesar das limitações determinadas pelo avanço da doença, muitos pacientes conseguem persistir com as funções que já desempenham ou assumir postos de trabalho mais adequados às suas capacidades.

Há exemplos práticos dessa estratégia?

Sim. Um paciente com dificuldade de locomoção e elevação de cargas possivelmente não conseguirá trabalhar na entrega de encomendas, mas poderá ainda prestar serviços de atendimento ao público, na sessão de telemarketing ou na contabilidade.

Como é a situação de emprego dos pacientes com espondilite anquilosante?

De acordo com os especialistas, doenças como espondilite anquilosante, artrite reumatóide e osteoartrites nos joelhos e no quadril, podem levar à debilidade física, fazendo com que as pessoas que sofrem desses problemas abandonem seus empregos. Para impedir esses afastamentos, há necessidade de uma atenção multifatorial voltada para a preservação da produtividade dessas pessoas.

O interesse por trás dessa prática é apenas econômico?

Não. Embora seja reconhecido que a manutenção de um paciente no mercado de trabalho reduz o ônus público com aposentadorias e afastamentos, a preservação da capacidade de trabalho é importante do ponto de vista da auto-estima e do engajamento dos pacientes em planos terapêuticos longos e muitas vezes desgastantes.

Quais são as perspectivas para a implantação desses programas no nosso meio?

Infelizmente, o Brasil ainda não conta com uma rede de suporte suficientemente eficaz que absorva toda a demanda por reabilitação profissional para pacientes com espondilite anquilosante. Iniciativas nesse sentido, entretanto, estão cada vez mais comuns.

LEMBRE-SE: SIGA RIGOROSAMENTE AS INSTRUCOES DE SEU MÉDICO E EM CASO DE DÚVIDAS DISCUTA COM ELE TODAS AS POSSIBILIDADES DE TRATAMENTO E SUPORTE MULTIPROFISSIONAL.

Fonte: Bibliomed (www.bibliomed.com.br)