Notícias de saúde

Reabilitação vocacional pode ser importante para o trabalho de pacientes com espondilite anquilosante

01 de setembro de 2007 (Bibliomed). Programas de reabilitação vocacional poderiam facilitar a manutenção do emprego ou, se falhar, a volta ao trabalho de pacientes com condições reumáticas, como espondilite anquilosante, doença inflamatória que afeta a coluna e a bacia, segundo pesquisadores suíços.

De acordo com os especialistas, doenças como espondilite anquilosante, artrite reumatóide e osteoartrites nos joelhos e no quadril, podem levar à debilidade física, fazendo as pessoas que sofrem desses problemas abandonarem seus empregos. Por isso, segundo eles, o processo para impedir esses afastamentos "deve começar na área da saúde e ser reconhecido que práticas lentas e pobres nos serviços de saúde pública podem destruir o potencial produtivo desses pacientes".

Em um artigo publicado na revista Disability Rehability, os especialistas discutem a debilidade para o trabalho, levado pela doença, seu custo e a importância de programas de reabilitação vocacional para as pessoas com doenças reumáticas.

O artigo aponta a importância do trabalho não apenas para o trabalhador com uma dessas doenças, mas também para os gastos públicos. E, segundo os especialistas, muito pode ser feito para melhorar a saúde dessas pessoas, reduzir a debilidade e seu impacto nos locais de trabalho, que têm um efeito importante na qualidade de vida dos familiares e nos gastos públicos.

Publicações tratando do retorno ao trabalho são comuns em artrite reumatóide, menos comuns em espondilite anquilosante, e raras em osteoartrites. Porém, programas de reabilitação e de reabilitação vocacional ainda não são vistos como atividades necessárias após o tratamento, mas são vistas como parte integral de um controle eficaz da doença.

Fonte: Disabil Rehabil. 2007 Sep 15;29(17):1331-9.

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários