Folhetos de saúde

Artrite reumatóide – manifestações articulares

© Equipe Editorial Bibliomed

Quais as articulações mais afetadas?

A artrite reumatóide pode acometer qualquer articulação (ou junta), sendo que as mais freqüentemente afetadas são as pequenas articulações das mãos, punhos, joelhos e pés.
Com a evolução da doença, também passam a ser acometidos os cotovelos, ombros, quadris e tornozelos. O comprometimento vertebral usualmente se limita às articulações do pescoço.

Como se manifesta a inflamação em cada articulação?

  1. Mãos: o aumento de tamanho das juntas dos dedos, os quais tomam aspecto fusiforme, é um dos sinais iniciais mais comuns. Também são afetadas as articulações da parte palmar e do dorso das mãos. Ocorrem desvios da mão para o lado do dedo mínimo, deformações nos dedos. Isso resulta em redução da precisão nos movimentos dos dedos e diminuição da força.
  2. Punhos: são quase sempre afetados na artrite reumatóide. Associa-se a restrições na flexão e extensão dos punhos, bem como a compressão de nervos da região, com repercussões nas mãos (perda de força e formigamento). Os sintomas tendem a ser piores à noite ou após movimentação contínua do local.
  3. Joelhos: nota-se com freqüência derrame articular nessas juntas. Associa-se a atrofia dos músculos da coxa e certa dificuldade para andar. O joelho afetado pode desviar-se do seu eixo normal. Comumente aparecem cistos sinoviais na região, que se manifestam como se fossem pequenos “caroços” móveis e dolorosos.
  4. Pés e tornozelos: as juntas mais acometidas são as que se situam na raiz dos dedos dos pés. É muito comum a presença de deformidades nessa região, que resulta em dor ao andar e dificuldade para calçar sapatos.
  5. Pescoço: a doença se manifesta nessa região com dor e rigidez local. A compressão da medula espinhal é rara, porém quando presente cursa com sinais neurológicos proeminentes. Pode haver dores de cabeça, na nuca ou na testa, sendo isso um sinal que usualmente antecede manifestações mais graves, como fraqueza nos braços, incapacidade de manter o controle da bexiga ou do intestino, ou até mesmo imobilização dos membros superiores e inferiores. Quando há a compressão de vasos sanguíneos que passam pelo pescoço surgem sinais como tonteira ou desmaios
  6. Cotovelos: a inflamação dessa junta conduz a deformidades, mesmo nos estágios iniciais da doença. Há redução da movimentação das mãos e do ombro associadas. Pode ocorrer a compressão de nervos que passam pela região, porém este evento é raro.
  7. Ombros: são afetados apenas na doença avançada. Manifesta-se com redução da mobilidade e aumento da sensibilidade locais. O inchaço não é comum, porém podem ser notados cistos sinoviais.
  8. Quadris: há dor na virilha, nádegas e costas. Perante inchaço importante, a dor torna-se insuportável.

Lembre-se: somente seu médico poderá orientá-lo em relação a esta condição.

Fonte:

Arnett FC. Artrite reumatóide. In: Goldman L, Bennet JC. CECIL Tratado de Medicina Interna. 21a ed, editora Guanabara Koogan S.A. RJ, 2001: 1662 – 1670.