Notícias de saúde

Rigidez matinal precede o desenvolvimento de artrite reumatoide

20 de outubro de 2021 (Bibliomed). A rigidez matinal (RM) é característica da Artrite Reumatoide (AR) e está associada a marcadores de inflamação sistêmica e local em pacientes portadores desta doença. Em pacientes com artralgia, a RM é um sintoma cardinal para reconhecer a artralgia em risco de desenvolvimento de AR

Os pesquisadores examinaram se a rigidez matinal (RM), uma característica da artrite reumatoide (AR), está associada à inflamação articular sistêmica e subclínica em pacientes com suspeita clínica de artralgia (SCA). Pelas descobertas, os pacientes na fase de SCA, que precedeu a artrite clínica, já apresentam uma associação de inflamação com RM.

O estudo encontrou que entre 575 pacientes com SCA, 195 (34%) apresentavam RM.

A sinovite subclínica, a tenossinovite subclínica e a PCR aumentada foram mais frequentemente evidentes em pacientes com RM. A correlação independente de sinovite subclínica e PCR permaneceu evidente com a presença de RM. A RM foi mais fortemente associada à sinovite subclínica e PCR em pacientes com SCA que posteriormente desenvolveram artrite reumatoide e, portanto, em retrospecto, eram "pré-AR" no momento da suspeita clínica de artralgia.

As associações aumentaram com durações mais longas de rigidez matinal.

Fonte: Rheumatology. DOI: 10.1093/rheumatology/keab651.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários