Notícias de saúde

Toxinas no local de trabalho podem aumentar risco de artrite

27 de abril de 2023 (Bibliomed). Respirar a fumaça de vapores, gases e solventes comerciais - e até mesmo poeiras comuns encontradas no local de trabalho - parece aumentar as chances do distúrbio articular autoimune crônico, mostrou estudo do Instituto Karolinska, na Escócia.

A exposição a qualquer um desses poluentes no local de trabalho está associada a um risco 25% maior de desenvolver uma forma de artrite reumatoide que é agravada pela presença de anticorpos anti-proteína citrulinada (ACPA). Esse risco aumentou para 40% ao olhar especificamente para os homens.

Para este estudo, os pesquisadores examinaram dados de mais de 4.000 pessoas provenientes de um estudo sueco sobre artrite reumatoide. Todas as pessoas foram recentemente diagnosticadas com AR entre 1996 e 2017. Eles revisaram os históricos pessoais de trabalho para estimar a exposição de cada pessoa a 32 agentes aerotransportados no local de trabalho.

A análise mostrou que a exposição a fumaça e poeira foi associada a um risco aumentado de artrite reumatoide. Além disso, essa exposição também parecia aumentar o risco de outros fatores, como tabagismo ou genética.

Ao todo, 17 dos 32 agentes - incluindo amianto, quartzo, fumaça de diesel, fumaça de gasolina, monóxido de carbono e fungicidas - foram fortemente associados a um risco aumentado de desenvolver artrite reumatoide ACPA-positivo. Apenas alguns agentes - pó de quartzo (sílica), amianto e detergentes - foram fortemente associados com artrite reumatoide ACPA-negativo.

O risco aumentou com o número de agentes e a duração da exposição de uma pessoa, com as ligações mais fortes observadas para exposições com duração entre oito e 15 anos. Os homens parecem ter um risco maior do que as mulheres, porque tendem a ter sido expostos a mais agentes por períodos mais longos.

As pessoas expostas a um agente do local de trabalho que também fumava e tinham alto risco genético para artrite reumatoide tendiam a ter um risco extremamente alto de artrite reumatoide ACPA positivo, variando de 16 a 68 vezes maior do que pessoas não expostas a todos os três fatores de risco.

O risco de desenvolver artrite reumatoide ACPA-positivo naqueles que foram "expostos triplamente" foi 45 vezes maior para fumaça de escapamento de motores a gasolina; 28 vezes maior para escape de diesel; 68 vezes maior para inseticidas; e 32 vezes maior para pó de quartzo.

Fonte: Annals of the Rheumatic Diseases. DOI: 10.1136/ard-2022-223134.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários