Folhetos de saúde

Ansiedade no trabalho

© Equipe Editorial Bibliomed

O trabalho deve funcionar como fonte de prazer, renda e realizações. Quando isso não acontece, ele passa a ser uma tarefa árdua e cada vez mais difícil de ser encarada no dia-a-dia.

Como o trabalho pode causar ansiedade?

São muitas as causas de ansiedade no trabalho. Um patrão exigente demais, competição exagerada entre colegas, frustração por não alcançar os objetivos, tudo isso pode contribuir para que o trabalho se torne fonte de ansiedade.

Como identificar a ansiedade no trabalho?

Pode-se facilmente identificar a ansiedade no trabalho quando se percebe que a rotina diária não está mais tão prazerosa como antes. Ao invés de considerar a ida ao trabalho como uma boa coisa do dia, ela é vista como uma obrigação chata e sofrida.
Muitas pessoas desenvolvem esse quadro aos poucos, e não percebem uma mudança brusca de sua postura.

O que faz uma pessoa ansiosa no ambiente de trabalho?

Cada indivíduo pode usar uma estratégia diferente quando se vê ansioso. Muitos apelam para o retraimento, isolando-se. Outros para o enfrentamento, causando conflitos e brigas. Alguns apelam ainda para os dispositivos químicos do cérebro, consumindo café o tempo todo, comendo ou fumando em excesso.

Como a disputa entre colegas pode causar ansiedade?

Um ambiente onde haja algum estresse e uma competitividade saudável, que incentive os indivíduos a se superarem, é engrandecedor e desejável. Entretanto, quando os limites de cada um são ultrapassados, começam os problemas. As disputas deixam o campo profissional e passam a influenciar a relação pessoal entre colegas de trabalho, que muitas vezes passam a se odiar. Como é de se esperar, conviver com uma pessoa que odiamos não é nada saudável.

E o patrão, como ele aparece nesse cenário?

O patrão exigente que cobra resultados, mas que sabe os limites de cada um e atua como um gerente dos desafios não é causa de ansiedade. Mas o patrão que se dedica a consumir seus funcionários, esgotando-os, é um importante fator nessa cadeia. Muitos funcionários podem se sentir humilhados e serem obrigados a guardar seus sentimentos, sem poder se manifestar a respeito, por medo de retaliações,

Quais as conseqüências da ansiedade no trabalho?

 A ansiedade no trabalho diminui a qualidade de vida. Muitas pessoas podem também levar problemas do trabalho para casa, afetando o relacionamento familiar. Algumas outras podem ficar descontroladas ao ponto de não conseguirem mais ser produtivas, situação que acaba tornando sua permanecia no emprego quase inviável. Algumas pessoas podem ainda apelar para as drogas e para o álcool, como fuga das situações estressantes.

Como lidar com a ansiedade no trabalho?

Empresas modernas já contam com serviços de suporte psicológico a seus funcionários. Outras propõem atividades e dinâmicas para reforçar os laços de convivência entre seus empregados. Na nossa realidade, entretanto, isso não acontece com muita freqüência, e a maioria das pessoas pode se sentir desamparada nessas situações.

Quando buscar ajuda?

Qualquer pessoa que se perceba em situações de ansiedade superior ao que considera adequado para suas habilidades de lidar com o estresse, precisa de ajuda. Um médico experiente no trato da ansiedade ou um psicólogo podem ajudar muito a identificar problemas e buscar soluções. Se necessário, médicos podem propor terapias à base de remédios, que serão úteis durante um período bem estabelecido, para ajudar a recuperar a auto-estima e a produtividade.

Fonte: Bibliomed (www.bibliomed.com.br)