Notícias de saúde

Conflito no Trabalho e em Casa Causa Problemas de Saúde Mental

29 de Dezembro de 2000 (Bibliomed). Pessoas cujos problemas em casa -- como casamento ruim ou filho doente -- interferem no seu desempenho profissional são mais propensas a ter problemas de saúde mental.

A situação oposta -- vida profissional interferindo na familiar -- também pode causar aumento nos problemas de saúde mental, mas com taxas menores.

O pesquisador Michael R. Frone, da Universidade do Estado de Nova York, em Buffalo, analisou dados de 2.700 homens e mulheres que trabalham, casados ou pais de filhos com até 18 anos de idade. Usando análise estatística, Frone relacionou conflitos no trabalho e em casa com distúrbios como ansiedade e dependência química.

As pessoas com problemas de trabalho que interferiam na vida familiar foram três vezes mais propensas a ter alterações de humor, como depressão; tendiam 2,5 vezes mais a sofrer de ansiedade; e corriam risco 2 vezes maior de ter problemas de dependência química se comparadas a profissionais que não enfrentavam estes conflitos, informou Frone na edição de dezembro do Journal of Applied Psychology.

Mas as pessoas com problemas familiares que interferiam no trabalho apresentaram propensão 30 vezes maior a ter distúrbios de humor; 9,5 vezes maior para ansiedade e 11 vezes maior para dependência química que as sem conflitos em casa ou no trabalho.

O pesquisador explicou que "em termos de implicações práticas os resultados indicam que os patrões não devem subestimar a transferência de conflitos do trabalho para família e vice-versa enquanto fonte de estresse dos trabalhadores".

"Não basta desenvolver estratégias e programas para reduzir conflitos trabalho-família", alertou Frone. "A cultura corporativa também deve mudar para que os empregados se sintam à vontade para recorrer aos recursos disponíveis", avaliou o especialista.

Copyright © 2000 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários